Artigos
ANSIEDADE
A ansiedade, sem excessos, é uma emoção natural
A ansiedade é uma força realizadora que nos coloca em movimento e nos ajuda. Sentir-se ansioso faz parte da nossa vida.
Acontece quando temos um projeto e depositamos toda nossa dedicação para que ocorra da melhor forma e o mais rápido possível, e isso é bom.
A ansiedade passa a ser prejudicial quando traz sofrimento, ficando fora de controle e prejudicando nossa qualidade de vida.
DEPRESSÃO
A depressão é a doença mental que mais cresce no mundo. É mais comum do que imaginamos e pode ser bem difícil identificá-la, pois, muitas vezes, ela vem “maquiada” de irritação, tristeza, cansaço, agressividade e até mesmo TPM (tensão pré-menstrual).
Muitos têm dificuldade em aceitar que estão com uma doença mental e que precisam de ajuda. Tudo isso prolonga o sofrimento dessas pessoas.
ESTRESSE
O estresse é um mecanismo natural do ser humano. Ele é ativado em situações de sobrecarga, ameaça, perigo ou diante de algo que precisamos nos adaptar, tanto do ponto de vista emocional como físico.
O estresse não é necessariamente algo ruim. Ao longo de nossa vida, teremos vários momentos estressantes e até precisamos disso.
Porém, ele passa a ser um problema quando chegamos no pico de estresse e nos mantemos nele por muito tempo.
TRAUMAS
“O trauma é um evento que sobrecarrega nossa capacidade de sobrevivência e deixa uma marca impressa no nosso sistema nervoso. Ele faz parte da experiência humana e social.” - Peter Levine
Os efeitos do trauma são aterrorizadores, mas, quando cuidados, oferecem amadurecimento e liberdade, trazendo a pessoa de volta à sua vida, agora com amplitude e significado.
LUTO
"Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue." - Mario Quintana
Ao longo de nossa vida, passamos por diversos momentos de luto e isso traz muita dor.
Ele não acontece apenas quando alguém morre, mas também em outros momentos de perda, como o término de um relacionamento, a demissão de um emprego ou a despedida de um amigo querido. Luto é a dor de uma perda, seja ela qual for.
COMPULSÃO
“Sei que me faz mal, mas não consigo parar”
Você já sentiu estar exagerando na comida? Engordou demais, precisou mudar sua alimentação por problemas de saúde e não conseguiu? Ou já tentou parar de fumar e começou a fumar ainda mais? E, logo depois, descontou na bebida (álcool e/ou refrigerante)? Começou a se masturbar com mais frequência? Já se sentiu mais ansioso por isso?
AUTOEXIGÊNCIA
"Eu não tenho direito de errar"
Se tem uma coisa que podemos afirmar com certeza é que a perfeição não existe. E, apesar de ser uma frase bem conhecida, precisamos frequentemente revisitá-la e nos permitir errar.
Muitas vezes, somos muito exigentes com o que fazemos e com quem somos. Queremos que tudo esteja perfeito e carregamos um enorme peso nas costas. Quando isso acontece, o prazer é pequeno, enquanto o dever é grande.
AUTOAGRESSIVIDADE
“Estou com raiva, mas não consigo falar”
Para iniciar esse texto, vamos contextualizar sobre a agressividade, que é o ato de ser agressivo. Podemos ser agressivos com o outro, mas também podemos agredir a nós mesmos. Chamamos isso de autoagressividade.
CARGA MENTAL FEMININA
Por que as mulheres estão cada vez mais cansadas e doentes?
Você conhece alguma mulher que acorda cedo, cuida da casa, prepara o café da manhã, deixa os filhos na escola, trabalha o dia todo, estuda, faz o jantar, marca o médico da família, dá banho nos pequenos, limpa a cozinha, lava a roupa, trabalha mais um pouco, dorme e acorda cedo para começar tudo de novo?
CRIANÇA INTERIOR
É possível curar as feridas da infância?
Você já passou por aquele momento em que fazemos o nosso melhor, mas não conseguimos alcançar nossos objetivos? Percebemos que estamos machucados e que algo está errado, mas não conseguimos encontrar uma explicação.
Segundo a psicóloga Rosa Cukier, todos nós temos uma criança ferida que surgiu na infância. Alguns mais, outros menos, mas o que vivemos quando crianças pode deixar marcas que afetam a nossa maneira de agir...
COMO LIDAR COM MEU FILHO ADOLESCENTE?
Lidar com um filho adolescente não é tarefa fácil. É preciso entender essa fase, tão importante para seu desenvolvimento, ouvi-lo, apoiá-lo, colocando os limites necessários para que ele vivencie as experiências que precisa, mas com respeito e segurança.