Depressão
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
O que é?
A depressão é a doença mental que mais cresce no mundo. É mais comum do que imaginamos e pode ser bem difícil identificá-la, pois, muitas vezes, ela vem “maquiada” de irritação, tristeza, cansaço, agressividade e até mesmo TPM (tensão pré-menstrual).
Muitos têm dificuldade em aceitar que estão com uma doença mental e que precisam de ajuda. Tudo isso prolonga o sofrimento dessas pessoas.
Quem passa por uma depressão vive uma luta diária que exige muita força. São verdadeiros guerreiros, enfrentando seus demônios e sobrevivendo a eles.
Trata-se de uma doença séria, não uma frescura ou algo simples como muitas pessoas pensam. Todos nós podemos passar por isso. Fique atento aos sintomas e não hesite em procurar ajuda o mais rápido possível.
Será que estou com depressão?
Um dos grandes problemas dessa doença é o fato de ser silenciosa e traiçoeira.
Você pode pensar que uma pessoa nessa situação está isolada, apática, sem comer ou sem cuidar de si mesma.
Mas é importante lembrar que a depressão melhora e piora em diversos momentos. Ou seja, você pode sentir-se ótimo e motivado em um dia e, no outro, sentir-se deprimido e completamente esgotado. Você trabalha, estuda, vai às festas, mas o esforço é grande para tudo isso acontecer.
Com isso, as pessoas acabam adiando o pedido de ajuda, acreditando que será algo passageiro. O grande problema é que, na maioria das vezes, quando elas decidem buscar um profissional, elas estão exaustas e o quadro se agravou.
Sintomas
A depressão gera sentimentos de baixa autoestima, incapacidade, angústia, tristeza, vazio, culpa e desesperança. Existe uma mudança no comportamento que se acentua com o passar do tempo.
A doença traz a perda do sentido da vida, a falta de vontade e prazer para coisas simples, como sair de casa, e até mesmo o desinteresse em coisas que, antes, traziam alegria. A sensação é de que nada mais faz sentido.
Muitas vezes, as pessoas buscam escapes no uso abusivo de álcool e drogas, por exemplo, o que pode piorar ainda mais os sintomas apresentados.
Veja alguns sintomas:
Corpo:
- Dores de cabeça
- Dores musculares
- Insônia ou excesso de sono
- Alteração de apetite
- Falta de energia
- Cansaço, fadiga
Mente:
- Dificuldade de concentração
- Pensamentos repetitivos
- Pensamentos negativos
- Pensamentos constantes
- Falta de memória
Sentimentos:
- Culpa (sem entender o porquê)
- Tristeza
- Ansiedade
- Desesperança
- Pessimismo
Comportamento:
- Inquietação
- Irritabilidade, agressividade
- Isolamento
Depressão é diferente de tristeza
Ao longo de nossa vida, é normal nos sentirmos tristes mas a depressão é diferente.
A tristeza é um sentimento natural, momentâneo e tem motivo aparente.
A depressão é uma tristeza profunda, sem motivo e combinada com vários outros dos sintomas citados acima. Se isso tem permanecido por muito tempo, fique atento e peça ajuda.
Possíveis causas
A depressão é causada por diversos fatores, pode surgir por diversos motivos e isso pode acontecer com qualquer um de nós.
Algumas situações que podem causar a depressão:
- Estresse
- Trauma
- Luto
- Doenças graves ou crônicas
- Questões familiares
- Problemas financeiros
- Assédio moral
- Conflito profissional
- Término de um relacionamento
- Violência psicológica, sexual, entre outras
- Aposentadoria
- Mudanças negativas (de trabalho, país etc)
- Entre outros
É possível vencer essa luta
Na terapia, vamos refletir e buscar o entendimento sobre as causas que geraram a depressão, bem como o que você pode fazer para lidar com isso.
Juntos, vamos entender o motivo da depressão, quais atitudes você pode tomar, qual posicionamento e quais escolhas te levarão a encontrar sua liberdade diante dessa prisão, recuperando o prazer no seu dia a dia, sua autoestima e o sentido de sua vida.