Estresse
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() |
O estresse é um mecanismo natural do ser humano. Ele é ativado em situações de sobrecarga, ameaça, perigo ou diante de algo que precisamos nos adaptar, tanto do ponto de vista emocional como físico.
O estresse não é necessariamente algo ruim. Ao longo de nossa vida, teremos vários momentos estressantes e até precisamos disso.
Porém, ele passa a ser um problema quando chegamos no pico de estresse e nos mantemos nele por muito tempo.
A energia necessária para permanecermos nesse pico é alta demais e isso provoca uma exaustão. Tanto o corpo quanto a mente não suportam a sobrecarga e, então, surgem os sinais de que algo não está funcionando naturalmente.
A falta de qualidade de vida (lazer, atividades físicas, alimentação adequada) e a dificuldade para solucionar problemas ou crises pessoais faz com que o quadro piore, já que o organismo não tem períodos de descanso para sua recuperação.
Quando não tratado, o estresse pode evoluir para depressão e/ou ansiedade.
Sintomas
Os sintomas podem variar, mas entre eles estão:
Corpo:
- Alergias
- Infecções
- Pressão alta
- Desmaio
- Dores de cabeça
- Diarreias
- Problemas digestivos
- Tonturas
- Distensões musculares
- Cansaço constante (mesmo depois de uma boa noite de sono)
- Queda de cabelo
- Unha fraca
- Tensão muscular
- Imunidade baixa
- Hipoglicemia
- Vertigem
- Hipertensão
Mente:
- Perda de memória
- Preocupação
- Dificuldades de concentração
- Raciocínio lento
- Negatividade
- Pesadelos
Comportamento:
- Agressividade
- Aumento ou diminuição do apetite
- Insônia
- Inquietude
- Insegurança
- Desinteresse sexual
- Abuso de álcool e drogas
Tipos de Estresse
Crônico: é o mais comum e afeta a maioria das pessoas. Ele é constante, tem um grau leve, mas traz prejuízos. É possível tratá-lo com mudanças no estilo de vida e/ou psicoterapia.
Agudo: mais intenso, porém, quando cuidado, é mais passageiro. Ocorre por uma causa específica como, por exemplo, a doença de um familiar. Pode ser tratado com psicoterapia, mudanças no estilo de vida e, às vezes, com acompanhamento de um clínico médico para reposição de vitaminas.
Estresse pós-traumático: é o nível mais acentuado. Ocorre quando a pessoa viveu uma situação estressante grave e, a partir daí, gerou um trauma. Exemplos: sequestros, tragédias, acidentes, assédio intenso no trabalho. Para esse tratamento, a
psicoterapia é imprescindível e, por vezes, também o apoio médico e a atenção ao estilo de vida.
Causas do estresse
Sentir-se estressado pode ter inúmeras causas e pode acontecer em qualquer fase da nossa vida. Algumas situações que provocam esse processo são:
- Morte de familiares próximos
- Divórcio
- Doença crônica, grave ou terminal de algum familiar
- Separação
- Excesso de trabalho
- Perda do trabalho
- Aposentadoria
Tratamento
Qualquer tipo de estresse traz prejuízo a nossa saúde física e emocional.
Na terapia, passaremos por um processo no qual descobriremos os agentes causadores do estresse, como lidar com eles e as ferramentas que podem auxiliar para que ele seja controlado.
Muitas vezes, precisamos de grandes re-posicionamentos e transformações, e pode ser bem difícil fazer isso sozinho.
Juntos, vamos refletir sobre seu estilo de vida e identificar quais mudanças podem ser feitas, de acordo com a sua realidade.
Esse processo pode envolver colocar limites, dizer não, delegar, bem como mudar alguns hábitos da sua vida, como alimentar-se melhor, preservar o sono, fazer atividades físicas, aprender a não se sobrecarregar. Ou seja, “equilibrar os pratos” para passar por esses momentos de estresse, até conseguir livrar-se deles ou perceber quando é hora de parar.
O objetivo da terapia é oferecer momentos de reflexão, aceitação e conscientização, ajudando-o a tomar decisões importantes sobre suas escolhas, conquistando maior significado para sua vida, proporcionando aprendizados e desenvolvimento emocional.